quarta-feira, 15 de maio de 2019


5 VERDADES SOBRE A EQUOTERAPIA


  • Propõe o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, utilizando o cavalo e exercícios sobre ele como método terapêutico, estimulando a coordenação motora e também o equilíbrio.
  • O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece a técnica como método terapêutico desde 1997. A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) é a responsável por promover discussões em congressos, palestras e cursos.
  •  Acredita-se que, socialmente, a equoterapia reduza a agressividade, diminua antipatias, construa amizades e estimule comportamentos e aceitação das próprias limitações e as do outro, o que facilitaria a interação do praticante com seu meio.
  •  Pessoas que têm distúrbios alimentares podem apostar nessa terapia. Os resultados são o controle da ansiedade, da insegurança e da baixa autoestima.
  •  Nem todos podem se submeter a essa modalidade terapêutica. Pacientes com, por exemplo, cardiopatias agudas, instabilidades da coluna vertebral, luxações, hidrocefalia com válvula, além de hemofílicos e leucêmicos podem ter restrições. Exames médicos são imprescindíveis antes do início dessa modalidade.

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário