Equoterapia




A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação, Psicologia e Equitação. É um trabalho realizado em equipe, a qual deve ser altamente especializada, requer além dos conhecimentos particulares de cada profissão, alto grau de conhecimento deste instrumento terapêutico - o cavalo - e familiaridade com o mesmo, para se obter bons resultados.



Por que o uso do Cavalo?


A Equoterapia consiste no uso de cavalos associada ao trabalho de fisioterapia, psicologia e técnicas de equitação para tratar, recuperar e integrar pessoas com problemas neuromotores, deficiências sensoriais (áudio - fono - visual), distúrbios evolutivos e/ou comportamentais ou ainda patologias ortopédicas de origem congênita ou acidental.


O motivo principal da utilização do cavalo na habilitação ou reabilitação motora, provém do movimento que o passo do cavalo transmite ao praticante, característico por ser ritmado, repetitivo e simétrico.


Esse movimento “tridimensional” (para cima e para baixo, para frente e para trás e para um lado e para o outro) provoca um deslocamento da pelve do praticante, semelhante ao que uma pessoa realiza ao andar, propiciando a conscientização corporal do portador de deficiência e estimulando a aprendizagem ou re-aprendizagem da marcha.


A utilização do cavalo como meio terapêutico não é uma técnica nova, no entanto, o seu uso tem se aprimorado e se expandido graças as pesquisas modernas, o que tem provocado evoluções e desenvolvimento em todas as áreas de trabalho que envolvem a saúde humana.